Origem do halloweenremonta às tradições dos povosque habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos600 a.C. e 800 d.C., emboracom marcadas diferençasemrelação às atuaisabóborasou da famosafrase “Gostosurasoutravessuras”, exportada pelosEstados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloweennãotinharelaçãocombruxas.
Eraumfestival do calendáriocelta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão” na línguacelta). Os Celtas, que viveram há mais de 2000 anosatrás na área, queagora é a Irlanda, o Reino Unido, e do norte da França, comemoraram seuanonovoem 1 º de novembro.
Na noite de 31 de outubro de eles comemoravam o Samhain, quando se acreditava que os fantasmas dos mortos regressavam à Terra. Além de causarproblemaspara as plantações, prejudicando-as, os celtas acreditavam que a presença dos espíritos tornava maisfácilpara os druidas e sacerdotes, a previsõesfeitassobre o futuro. Para uma civilizaçãototalmentedependente das energias do mundonatural, estas profecias eram uma importantefonte de direçãodurante o longo e escuroinverno.